Equações diferenciais estocásticas e sua simulação numérico-computacional

Hugo de la Cruz Cancino - FGV

11 de março - 16h

RESUMO

Muitos cenários de modelagem matemática envolvem um nível inerente de incerteza. Recentemente tem sido uma prática comum incorporar ruído em sistemas determinísticos para representar os efeitos aleatórios e construir modelos mais próximos da realidade. Há um interesse crescente em adicionar termos estocásticos a modelos matemáticos em biologia, epidemiologia, física, engenharia, neurociências, finanças e muitas outras áreas. Neste contexto, as equações diferenciais estocásticas (teoria oriunda do cruzamento de processos aleatórios e equações diferenciais) são amplamente usadas no estudo de fenômenos sujeitos a ruídos e flutuações de natureza diversa, e em situações práticas onde a incerteza desempenha um papel importante.

Nesta palestra será apresentada uma introdução a estes tipos de equações, suas diversas aplicações e métodos para sua simulação numérico-computacional. Também discutiremos brevemente questões atuais de pesquisa na área.

SOBRE O AUTOR

Hugo de la Cruz Cancino possui graduação em Matemática pela Universidad de Oriente (1998), doutorado em Matemática pela Universidad de la Habana (2007), pós-doutorado pelo Institut Mittag-Leffler, Royal Swedish Academy of Sciences, Suécia (2007) e pós-doutorado pelo IMPA-Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (2009-2013). Atualmente é Professor e Coordenador da Pós-graduação da Escola de Matemática Aplicada (EMAp) da FGV. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais Estocásticas, Análise Numérica, Processos Estocásticos e Simulação Computacional. Desde 2018 é Associate Editor do journal "Applied Numerical Mathematics" (APNUM) da International Association for Mathematics and Computers in Simulation (IMACS)