Taste of Artificial Intelligence

Marcus Vinicius de Oliveira - UERJ

07, 08 de março - 17h às 20h

09 de março - 18h às 20h

RESUMO

Inteligência Artificial é uma área que vem ganhando cada vez mais relevância prática para a sociedade. Anteriormente restrita à academia, ela vem criando uma verdadeira revolução na forma de trabalhar e especialistas afirmam que tem potencial para ser a grande mudança do século. De forma simplificada, Inteligência Artificial é um conjunto de técnicas capazes de fazer com que máquinas trabalhem de forma inteligente, similar ao que o ser humano é capaz de fazer. Apesar disso, ao contrário do que muita gente pensa, a Inteligência Artificial não necessariamente visa substituir a ação humana, mas auxiliá-la a ter uma melhor performance em áreas em que a mente humana é ineficiente ou falha.

O curso visa fornecer uma visão geral da área, algumas técnicas e aplicações existentes. O curso será teórico e prático, com atividades de implementação fornecidas pelo instrutor que necessitam de pequenas adaptações que serão realizadas ao longo do curso. O objetivo é que o aluno tenha uma visão geral da área e condições de decidir sobre seu interesse em se aprofundar no tema em seu curso de pós graduação. Além disso, o curso visa capacitar o aluno a criar seus primeiros modelos que utilizem técnicas de Inteligência Artificial para resolução de problemas.

REQUISITOS

O curso será ministrado em Português. Não há requisitos para a realização deste minicurso.

EMENTA

  • Introdução à Inteligência Artificial

  • Técnicas de Agrupamento

  • Técnicas de Classificação

  • Técnicas de Regressão

  • Redes Neurais Artificiais

  • Aprendizado Profundo (Deep Learning)

  • Exemplos de Aplicações

SOBRE O AUTOR

Marcus Oliveira é Graduado em Engenharia Elétrica e Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e atualmente é doutorando no Programa de Pós Graduação em Ciências Computacionais da UERJ, atuando na área de Deep Learning e aplicações na área de Produção de Petróleo e Gás. Atua também como Engenheiro de Petróleo na Petrobras na área de Reservatórios de Projetos de Desenvolvimento da Produção. Tem interesse principal na área de Redes Neurais Profundas e aplicações em problemas de suporte a decisão em projetos de investimento.

ANEXOS